Primeiro Sistema de e-Metanol Benelux

e-metanol

HyGear entregará um eletrolisador de 1,25 MW com tecnologia Proton Exchange Membrane (PEM) para a produção de hidrogênio que será utilizado no projeto E-Metanol TANDEM: ‘Rumo à Aceleração e Demonstração do E-Metanol’. Este será o primeiro sistema E-Metanol Benelux.

Este projeto conjunto entre a HyGear, a Bright Renewables, ambas parte do Grupo HoSt, e a Universidade de Twente, recebeu um subsídio total de quase 4 milhões de euros. O projeto, que exigirá um investimento de 8 milhões de euros, visa desenvolver tecnologia para a produção de E-metanol, um combustível alternativo sustentável aos combustíveis convencionais para transporte pesado, incluindo navios e aviação. Com duração de quatro anos, o projeto prevê a produção do seu primeiro lote de metanol renovável até o terceiro trimestre de 2025.

Henk Kleef, CEO da HyGear: “A HyGear já possui uma vasta experiência na produção local de hidrogênio há mais de 20 anos e com mais de 100 sistemas operando em todo o mundo com base na reforma a vapor do metano e na eletrólise alcalina. A extensão do portfólio com eletrólise PEM permite-nos adaptar a produção de hidrogênio ao fornecimento de eletricidade renovável e reduzir as flutuações da rede elétrica”.

Um benefício importante é: “O hidrogénio verde produzido neste processo pode ser utilizado diretamente ou como reagente para a produção de outros produtos químicos, como o metanol, neste caso. Esperamos ansiosamente ter este sistema de 1,25 MW funcionando em nossas instalações nos próximos anos”, afirma Henk.

Consórcio e Financiamento

Neste consórcio, a HyGear (Arnhem) está a fornecer um eletrolisador de 1MW com tecnologia PEM que irá produzir hidrogénio através de eletrólise, a Bright Renewables (Enschede) está a desenvolver a tecnologia do reator de metanol, e a Universidade de Twente (Enschede) está a investigar a troca de calor, vital para o processo e a maneira mais ideal de ampliar o projeto usando um reator de teste duplo. Do subsídio total de 4 milhões de euros concedido, 600.000 euros são atribuídos especificamente à investigação da universidade.

O financiamento total do projeto provém de um subsídio ‘ GroenVermogenNL’ , apoiado pelo ‘ Fundo Nacional de Crescimento ‘.

Prevenir Eficazmente o Congestionamento da Rede

O sistema com capacidade de 500 toneladas por ano de E-metanol grau AA será construído nas instalações da HyGear em Arnhem, na Holanda. Aqui, utilizará eletricidade proveniente de energia solar e eólica não subsidiada produzida no país. Este sistema de e-metanol é para uso em média escala e pode ser instalado próximo a parques solares ou eólicos locais. Pode capturar eletricidade diretamente, ajudando a reduzir o congestionamento da rede. Anualmente, pode produzir combustível sustentável suficiente para que um grande navio fluvial viaje 30.000 km com 10.000 contentores.

Wim Brilman, professor da Universidade de Twente, sobre a importância da operação dinâmica: “Queremos investigar o quão previsível é o desempenho do reator sob a disponibilidade variável de energia sustentável. Ser capaz de armazenar o excesso de eletricidade renovável na forma de metanol ajuda a minimizar o congestionamento da rede, maximiza o potencial dos parques solares e eólicos e fornece um combustível neutro em CO2. ”

Combustível CO2 Negativo

O metanol, a forma mais simples de álcool, é produzido pela combinação de hidrogênio (H2) com dióxido de carbono (CO2) ou monóxido de carbono (CO) em um reator, também conhecido como síntese. Como líquido à temperatura e pressão ambientes, serve como um eficiente transportador de energia ou meio de armazenamento. Neste sistema de E-metanol, o CO2 será proveniente de CO2 biogênico capturado de usinas de biogás ou de caldeiras movidas a biomassa ou resíduos, com hidrogênio fornecido por eletrólise.

Projetado para operação descentralizada, este sistema produz combustível negativo em CO2 usando CO2 biogênico. Com a dinâmica legislativa e regulamentar a apoiar cada vez mais a captura de CO2 para atingir os objectivos nacionais, há um impulso no sentido destas práticas sustentáveis. Até 2030, prevê-se que 2,1 megatons de CO2 biogénico estarão disponíveis para utilização. Além disso, a descentralização da produção diretamente nas instalações do utilizador final reduz o transporte, aumentando ainda mais a eficiência e a sustentabilidade do sistema.