Power to X
P2X – Acoplamento de Setores
As tecnologias Power-to-X (P2X) são um conjunto de tecnologias que permitem converter energia elétrica em outros combustíveis, como hidrogênio, metanol, e-diesel e e-querosene, entre outros. Essas tecnologias podem ser utilizadas para armazenar energia elétrica, fornece flexibilidade ao sistema elétrico e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.As tecnologias P2X podem ser divididas em três categorias principais:
- Hidrogênio: O hidrogênio é um combustível versátil que pode ser usado em diversos setores, como transporte, indústria e geração de energia.
- Combustíveis líquidos: Os combustíveis líquidos, como metanol, e-diesel e e-querosene, podem ser usados em motores convencionais, sem a necessidade de modificações significativas
- Químicos: Os produtos químicos, como metanol e amoníaco, podem ser usados em diversas aplicações, como fertilizantes, plásticos e medicamentos.
No cenário brasileiro atual, as tecnologias P2X mais aderentes são:
- Amônia: A amônia é um produto químico que pode ser usado na produção de fertilizantes, plásticos e explosivos. A amônia também pode ser usada como combustível para motores de combustão interna.
- Metanol: O metanol é um combustível líquido que pode ser usado em motores de combustão interna, como combustível para veículos, como matéria-prima para a indústria química e como combustível para a aviação.
- Ureia: A ureia é um produto químico importante que podem ser produzidos a partir de energia renovável e de dióxido de carbono capturado e que pode ser usado na produção de fertilizantes, explosivos e medicamentos. A ureia também pode ser usada como combustível para motores de combustão interna.
- Combustíveis sintéticos: Os combustíveis sintéticos são combustíveis líquidos que podem ser produzidos a partir de energia renovável e de dióxido de carbono capturado. Os combustíveis sintéticos podem ser usados em motores de combustão interna, como substitutos do diesel fóssil.
A seguir, são apresentados alguns exemplos de projetos de tecnologias P2X no Brasil:
- Projeto Amônia Power: O projeto Amônia Power é um projeto de implantação de uma planta de produção de amônia a partir de energia solar no estado do Ceará. A planta terá capacidade de produção de 100 mil toneladas de amônia por ano.
- Projeto Metanol Verde Brasil: O projeto Metanol Verde Brasil é um projeto de implantação de uma planta de produção de metanol a partir de energia solar no estado de Pernambuco. A planta terá capacidade de produção de 500 mil toneladas de metanol por ano.
- Projeto Fuels4Future: O projeto Fuels4Future é um projeto de implantação de uma planta de produção de combustíveis sintéticos a partir de energia solar e dióxido de carbono capturado no estado do Rio Grande do Sul. A planta terá capacidade de produção de 1 milhão de litros de combustíveis sintéticos por ano.
Outras Soluções
- Biogás / Biometano
- Biogás de Aterro para Biometano
- Biogás de Biomassa para Biometano
- Biogás para Geração de Energia
- Contato
- Desenvolvimento de Negócios
- Geração de Nitrogênio N.GEN
- Geração de Oxigênio O.GEN
- Geração H2 por Eletrólise – Hy.GEN-E
- Geração H2 por Reforma CH4 à Vapor Hy.GEN
- Gestão de Programas e Projetos
- Hidrogênio, Nitrogênio, e Oxigênio
- Home
- Operação e Manutenção de Plantas
- Primeiro Sistema de e-Metanol Benelux
- Remoção de Oxigênio De.OXO
- Remoção de Oxigênio do Biogás
- Sistema de Purificação de Gás HY. Pure
- Sistema de Reciclagem de Gás Hy.Rec
- Termos de Uso e Política de Privacidade